O Melhor Gestor de Nível de Serviço do Mundo, meu mecânico?

O Melhor Gestor de Nível de Serviço do Mundo, meu mecânico?

 

 

 

 

A ideia central

Faz um tempo, quando conheci o meu mecânico atual, ele, após ouvir atentamente as minhas reclamações sobre todos os barulhos, engasgos e alto consumo do meu carro, olhou pra mim e com olhar firme, vaticinou : “Rapaz, este serviço aqui vai ser rápido, bom e barato”. Surpresa, espanto e alívio foi o que senti na hora, até ele finalizar, “o Sr. escolhe 2. Rápido e barato, num vai ficar bom, rápido e bom, num vai ficar barato e barato e bom, num sei quando entrego”.

Esta fábula, a meu ver, vai direto ao cerne da questão do Gerenciamento de Nível de Serviço (SLM em inglês), a expectativa.

Sabemos que a missão, nada fácil,  do Gestor de Nível de Serviço (Service Level Manager) é costurar acordos internos e externos para que a produção de TI consiga entregar, dentro das suas reais limitações, os serviços, conforme o negócio precisa, também dentro das suas limitações de investimento, dentro do dinamismo do negócio.

MAS, a experiência mostra que grande parte das relações conflituosas com as quais este processo se vê embrenhado, são advindas da mais pura falta de comunicação e acerto da tal expectativa, tanto do lado de quem consome os serviços (clientes e usuários) como do lado que quem produz os serviços, fornecedores internos e externos.

A vida ensina

Ainda não está convencido da importância de adequar a expectativa das pessoas?

Então diga para sua namorada que vai levá-la para jartar fora para comemorar 1 ano de namoro. Na hora “H” leve-a a uma lanchonete. Pronto, noite perdida!

Agora experimente dizer a ela que vai levá-la para jantar, mas que terá que ser algo muito simples pois você, muito bem intencionado, está juntando dinheiro para o futuro do casal. A coisa vai mudar de figura!

 

Sintomas 

Agora faça uma auto análise do seu ambiente e procure por sintomas como os descritos abaixo.

Eles indicam a falta e / ou descaso, em maior ou menor grau,  com o processo de SLM (service level management, no termo em inglês):

(1) Clientes bastante insatisfeitos e com aquela sensação que estão sendo enganados; Mesmo que o fornecedor esteja fazendo de tudo para “acertar”;

(2) Pessoal da operação e de projetos exauridos e com aquela sensação de que por mais que se esforcem, não há reconhecimento por parte dos clientes e usuários;

(3) Usuários com sensação de abandono e tendo que lidar com o mesmos velhos “problemas”;

(4) Fornecedores fugindo dos gestores ou pensando em “entregar a toalha”;

(5) Gestores e Gestores de Nível de Serviço atualizando seus currículos e verificando a carência de seus planos de saúde.

É, se você respondeu a sim para 3 ou mais das questões acima, cuidado, pode ser “SeLeMite aguda”.

 

Será que tem jeito?

Continue lendo e também verifique em nosso Calendário de Treinamentos a próxima turma do treinamento :

ITIL® Intermediário SOA – Service Offerings and Agreements, onde estas questões são abordadas a fundo.

Acesse nossos demais artigos exclusivos seguindo-nos nas redes sociais :  linkedintwitter ou facebook.

 

Iniciativas

Dependendo do estágio de degradação em que esteja o relacionamento entre cliente e fornecedores de serviços de TI as iniciativas para corrigir a situação tomarão mais tempo e exigirão muita perseverança do Gestor de Nível de Serviço.

No entanto algumas medidas são importantes:

(1) Primeiro, deve haver um reconhecimento político, por parta da área de TI / fornecedor de TI, de que o SLM (processo e responsável) são um fator crítico de sucesso dentro de uma abordagem de relacionamento com o cliente visando longo prazo. Neste sentido precisa haver um empoderamento do processo/gestor. Veja, não faz sentido para o cliente, negociar com alguém que literalmente não manda em nada.

(2) Segundo, deve haver um esforço orgânico do prestador de serviços envolvendo todas as suas camadas de pessoas para assumir-se uma postura comprometida com o cliente mas realista com as capacidades de investimento de ambos. Precisa-se estabelecer a tal da confiança entre as partes e esta conquista, difícil, pressupõem uma série de atitudes de ambos os lados tais como : pacto com a verdade, jogo limpo, responsabilidades para ambos bem definidas, escopo claro do serviço/projeto, atitudes acertivas em momentos de crise e boa comunicação, dentre outras.

(3) Terceiro, precisa-se trabalhar com fatos, números e indicadores. O achismo só traz incertezas. Neste sentido o SLManager precisa do apoio dos demais processos de gestão principalmente para aglutinar os indicadores operacionais, as limitações da operação e até a estratégia de vendas/relacionamento naquele cliente.

(4) Quarto, claro, o perfil do SLManager (negociador) e sua capacidade de comunicação e de “ouvir” o cliente também ajudam muito.

 

Processos de Apoio

Muitos processos precisam munir o SLM para que a coisa funcione bem :

(1) Um bom Catálogo de Serviços pode servir como primeiro passo para acerto de expectativas; Ops, a área comercial / qualidade também conhece este documento?

(2) O Gerenciamento de Incidentes e Disponibilidade devem oferecer indicadores importantes sobre como está de fato a entrega de serviços segundo seus parâmetros de qualidade;

(3) O Gerenciamento de fornecedores deve apoiar na “costura”dos acordo de nível de serviço externos (contratos);

(4) Segurança da Informação deve apoiar o SLManager a trazer a tona ao cliente o nível de risco atual do operação;

(5) E finalmente o Gerenciamento Financeiro de Serviços de TI que deve trazer um entendimento sobre os impactos das decisões sobre a qualidade exigida / desejada sobre os serviços, diretamente para o bolso do cliente.

 

Resultados

Em nosso entendimento, o maior resultado do processo SLM, além da convergência dos níveis de qualidade dos serviços entregues para   as reais necessidades do cliente, dentro de um equilíbrio de retorno sobre investimento, é o estabelecimento de uma relação de confiança e com expectativas corretas entre cliente e fornecedor(interno ou externo).

Todos deveriam ganhar com isso !

 

Cursos de Especialização

Na linha dos cursos do ITIL® pode-se obter maior especialização neste processo com o curso :

ITIL® Intermediário SOA – Service Offerings and Agreements, onde estas questões são abordadas a fundo.

Consulte nosso  Calendário de Treinamentos para saber quando será a  próxima turma aberta ou solicite informações para turmas in-company.

Para maiores informações fale com nossa área de treinamentos em treinamentos@ilumna.com.

Para consultoria mande email para ilumna@ilumna.com.

Receba nossos artigos exclusivos seguindo-nos nas redes sociais :  linkedintwitter ou facebook.

 

ITIL® is a registered trade mark of AXELOS Limited

 

About The Author

Bruno Aguirre Engenheiro Eletricista de formação, ITIL Expert, trabalha com TI desde 1994 e com Governança e Gerenciamento de Serviços de TI, desde 1997. Além de fundador da Ilumna tem atuado como Instrutor e Consultor Governança de TI / ITSM / ISO 20000 / Gerenciamento de Serviços.

1 Comment

  1. Hery disse:

    I comment when I eleaciplsy enjoy a article on a site or I have something to valuableto contribute to the conversation. Usually it’s caused by the sincerness communicated in the post I browsed. And on this post Total IT Dutch football strategy to improve ITSM? | ServiceDesk360. I was actually excited enough to drop a thought I actually do have some questions for you if you usually do not mind. Is it only me or does it look as if like a few of the comments appear like they are written by brain dead people? And, if you are posting at additional social sites, I would like to follow anything new you have to post. Would you list all of your communal sites like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?